4 dicas de arquitetura para decorar e reformar seu apartamento pequeno

dois homens e uma mulher jovens conversam e riem | 4 dicas de arquitetura para decorar e reformar seu apartamento pequeno

De detalhes na decoração às reformas do seu apartamento pequeno, existem diversas soluções de arquitetura que podem ser usadas para compor um novo ambiente residencial, principalmente para otimizar espaços em apartamentos pequenos. E, por incrível que pareça, em espaços menores é preciso usar ainda mais a criatividade ou ter um olhar técnico e profissional.

1 – Sala e Cozinha – o objetivo é aumentar e não diminuir!

A decoração ou as reformas em um apartamento pequeno devem ser voltadas para a ampliação dos cômodos. Quando se trata de trabalhos em pequenas metragens, é preciso fazer a divisão dos espaços, mas sem bloqueios. Nesse caso, é preciso valorizar a integração dos ambientes, melhorar a iluminação, aumentar a ventilação, entre outros cuidados. A palavra-chave aqui é integração.

A Línea Arquitetura realiza diversos projetos que são soluções de arquitetura para quem quer ter a sensação de mais espaço, deixando os apartamentos mais aconchegantes.

Uma proposta bem interessante é usar móveis multifunções para a sala, como é o caso da estante. No caso de um apartamento pequeno, os itens de marcenaria farão uma grande diferença, já que os nichos podem atender dois ambientes ao mesmo tempo, como sala/cozinha ou sala/quarto.

No caso de reformas de alvenaria, a equipe do escritório de arquitetura pode orientar o cliente na remoção de alguma parede que esteja criando barreiras entre os cômodos.

2 – Mais espaços e funções com móveis retráteis

Uma das soluções de arquitetura residencial mais inteligentes para apartamento pequeno é a utilização de móveis retráteis. Nesse caso, eles precisam ser planejados conforme o projeto de reforma ou decoração do ambiente.

A cozinha pode ter mesa retrátil para a realização das refeições e compartimentos bem organizados para a acomodação dos utensílios e dos acessórios, com diversas prateleiras internas que fazem parte da mesma estrutura. Os móveis devem ser multiuso. Por exemplo: uma cadeira pode ser usada também para o apoio de alguns objetos, como um criado mudo. Além de ocupar melhor os espaços, permite fazer a reforma ou a decoração de maneira mais econômica.

O uso de prateleiras elevadas e de armários suspensos nos quartos e nos banheiros é essencial para criar novos locais de armazenamento de itens que são usados no dia a dia. Como ficam em uma posição um pouco mais elevada, a abertura das portas não atrapalha a passagem.

Para esse trabalho, o escritório de arquitetura precisa levar em consideração os objetivos de cada cliente, seu estilo de vida e suas atividades de rotina, para identificar o projeto mais adequado para tornar o dia a dia mais prático.

3 – Projetos que valorizam o equilíbrio

Na realização de reforma de apartamento pequeno, o equilíbrio entre os cômodos é fundamental. Ou seja, é preciso dividir melhor os espaços. Por exemplo: reorganizar a metragem em um projeto com banheiro muito pequeno e cozinha espaçosa demais.

Como todo o projeto é personalizado, é possível aumentar uma área reorganizando outro cômodo, sem qualquer tipo de prejuízo. Pelo contrário, a sensação de mais espaço será real e muito importante para o dia a dia. Essas aberturas de espaço permitem ainda incluir alguns móveis ou eletrodomésticos que antes não cabiam no ambiente, como máquina de lavar roupa, mesa de trabalho, tanque, entre outros. Todas as metragens devem ser reorganizadas.

4 – Decoração conforme o estilo de vida de cada morador

Se o morador é um leitor voraz ou um estudante, a reforma deve ser organizada para ter mais espaço para acomodar livros e para criar uma agradável área de estudo. Caso seja apaixonado por cozinhar, talvez seja interessante configurar uma bancada espaçosa. Ou seja, é preciso considerar o lifestyle de cada um na execução dos projetos.

Um dos pontos muito valorizados pela equipe da Línea Arquitetura é a iluminação. Em apartamentos pequenos, por exemplo, os quartos muitas vezes não possuem espaço sobrando para abajures. Para solucionar, é possível criar iluminações bastante intimistas com o uso de luminárias e pendentes, por exemplo.

Conheça a Línea

A Línea Arquitetura é um escritório de arquitetura que soma mais de 20 anos de experiência no mercado. Sua atuação é na cidade do Rio de Janeiro em projetos de arquitetura residencial, arquitetura corporativa e arquitetura comercial. Entre no site e conheça os projetos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *