Arquitetura e sustentabilidade estão cada vez mais conectadas em projetos para todas as finalidades e construções de todos os portes. Poupar a natureza, apostar em novas tecnologias, buscar alternativas econômicas, reutilizar materiais e escolher fontes de energia renovável precisam fazer parte de todas as etapas de um projeto, desde a escolha da empresa de arquitetura até a construção da obra.
A seguir, estão alguns pontos importantes que devem ser avaliados pelos clientes que fazem questão de empregar práticas sustentáveis em trabalhos de arquitetura residencial e arquitetura corporativa.
Escolha uma empresa de arquitetura preocupada com o meio ambiente
Não basta encontrar uma empresa de arquitetura que prometa um projeto sustentável para o cliente. Na prática, ela precisa comprovar que, em sua linha de trabalho e cadeia de parceiros, seus fornecedores estão engajados e comprometidos com a sustentabilidade.
Para isso, os fornecedores de materiais costumam apresentar aos escritórios de arquitetura certificações de práticas de redução de danos ambientais, diminuição de geração de gases poluentes, utilização de material reciclado como matéria-prima e adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos, tanto para aterros como para lixões.
Esses fornecedores credenciados, parceiros do escritório de arquitetura, podem utilizar diversos materiais sustentáveis para uso na obra, como madeira remanufaturada, blocos de pedra, blocos de entulho, madeira de origem certificada e tijolos de terra, por exemplo. A maior parte destes produtos é obtida pelo reaproveitamento ou, no caso da madeira, em áreas produtivas que não provocam desmatamento.
Arquitetura e meio ambiente: fase de execução da obra
Depois de ser escolhida a empresa e checados todos os certificados dos fornecedores e parceiros, é o momento de partir para a execução do serviço de arquitetura corporativa ou residencial.
Dependendo do tipo de material verde escolhido para a execução da estrutura, como o uso de madeira autoclavada de reflorestamento, que pode ter uma durabilidade maior que 100 anos, a obra pode ficar pronta quatro vezes mais rápido do que uma construção convencional.
E todos os fatores referentes à preservação ou redução de impactos no meio ambiente devem ser praticados pela empresa de arquitetura, como utilizar uma grande porcentagem de material reciclado na obra, economizar água potável, fazer o reaproveitamento de água, reduzir o consumo de energia elétrica para fazer o serviço, garantir baixa emissão de carbono e comprovar que o compromisso com o meio ambiente é um valor que não tem preço.
Um escritório de arquitetura que trabalha com sustentabilidade também faz o cálculo correto para não sobrar material, algo importante para a economia do cliente e para a redução dos impactos ambientais.
A importância da elaboração de projetos sustentáveis
Arquitetura e sustentabilidade ainda estão diretamente ligadas com tecnologia. Atualmente, existem diversas alternativas que buscam preservação e reaproveitamento dos recursos naturais.
É fundamental escolher componentes que reduzam o consumo energético, como os painéis de energia solar, que podem gerar economia na conta de luz de 50% a 90%, aproximadamente. Também é possível reservar um espaço para a instalação de cisternas e reaproveitar a água da chuva para a limpeza da casa.
Já os telhados verdes, além de serem ecologicamente corretos, aumentam o conforto térmico no interior do ambiente, com redução de temperatura de até 5°C, muitas vezes dispensando o uso do ar-condicionado. E tem ainda mais vantagens: redução na conta de luz, isolamento acústico, combate à poluição e, como consequência, maior qualidade de vida.
Por isso, é muito importante perguntar ao arquiteto responsável quais são todas as alternativas ecologicamente corretas para o projeto de arquitetura.
Línea Arquitetura – uma empresa que cuida do meio ambiente
A Línea Arquitetura trabalha com projetos personalizados de arquitetura e obras para espaços residenciais, comerciais e empresariais que serão construídos com práticas sustentáveis ou readaptados para atender aos novos conceitos de preservação do meio ambiente.
Os projetos de arquitetura e sustentabilidade são perfeitos para atender todos os tipos de construções, além de manutenções e reformas em busca de modernidade e sofisticação, com muita responsabilidade ambiental e integração com os objetivos do cliente.