Os elementos decorativos são itens fundamentais para a composição de um bom projeto de arquitetura. Existem objetos que podem ser a peça chave que vão fazer total diferença na decoração. Então, se você já passou da etapa da obra, chegou a hora de pensar na ornamentação, seja da sua casa, sala comercial ou escritório.
Dar vida a um ambiente não é fácil, mas quando a decoração se trata da sua personalidade, tudo se torna mais simples. Quando essa tarefa é feita por um arquiteto, designer de interiores ou decorador, é importante ter uma reunião de briefing para que o profissional entenda os seus gostos pessoais e acerte na hora de fazer a maquete ou desenho dos ambientes.
Por onde começar na decoração
Os elementos decorativos vão além da estética. Eles trazem conforto, bem-estar e aquela sensação de “estou em casa”. Para te ajudar a chegar nesse momento de aconchego, separamos algumas dicas que são cruciais. Confira:
Iluminação
A iluminação é um dos elementos decorativos mais importantes de um ambiente, pois traz apelo estético, funcionalidade e segurança. Ela pode favorecer ou acabar com um projeto, por isso deve ser muito bem trabalhada e analisada. Sem a iluminação adequada, todo o restante que será desenvolvido pode não ser bem aproveitado.
Cores
Assim como a iluminação, uma cor mal pensada pode acabar com um projeto. O primeiro passo para chegar na paleta ideal é pensar nas cinco primeiras cores que você mais gosta ou que acha que combinam com você e a nova decoração. O segundo passo é verificar se elas “casam” entre si e selecionar três (se não combinar não tem problema, mas é importante que elas criem um contraste legal). Feito isso, elimine as outras duas e escolha qual será a cor principal, que irá compor uma parede, por exemplo.
Na hora de pensar na cor para o quarto, prefira os tons mais claros, pois trazem sensação de conforto e bem estar. Cores escolhidas? Antes de pintar, peça para o profissional responsável pelo projeto realizar um desenho em 3D para a melhor visualização da cor em todo o cômodo.
Objetos
O quarto passo fica por conta dos objetos complementares. Nesse quesito, o Pinterest pode ser de grande ajuda. Salve sugestões para todos os cômodos, visite suas lojas de decoração favoritas e imagine-os no ambiente. Antes de comprar, verifique o orçamento total e pesquise cada item desejado em lojas diferentes, isso pode fazer total diferença! Decorar uma casa ou escritório não é barato e se você comprar no impulso toda vez que gostar de algum objeto, o restante do projeto poderá ficar comprometido.
Precisando da ajuda de um arquiteto para definir os elementos decorativos da sua casa ou escritório? Fale com a Línea Arquitetura! Contamos com uma equipe que está à disposição para realizar o projeto dos seus sonhos.